O que o uso de esteróides anabolizantes pode causar no nosso sistema cardiovascular?
Estudo recém-publicado na maior revista de cardiologia do mundo (Circulation), mostra que há um grande impacto negativo no nosso sistema cardiovascular quando se faz uso dessas substâncias. Tratou-se de um estudo observacional dinamarquês, que acompanhou durante 11 anos, 1189 homens usuários de anabolizantes, com idade média de 27 anos, frequentadores de academias na Dinamarca. Durante os mesmos 11 anos, um outro grupo de homens (59450 pessoas), da mesma faixa etária e que não usavam anabolizantes, também foram acompanhados para que servissem de grupo controle.
Vejamos então os resultados da pesquisa nas tabelas abaixo:
Em resumo: Para os usuários de esteróides anabolizantes, houve 3,0x mais risco de infarto agudo do miocárdio, 2,95x mais chance de necessidade de angioplastia coronária ou cirurgia de revascularização do miocárdio, 2,42x mais risco de tromboembolismo venoso, 2,26x mais risco de arritmias cardíacas, 8,9x mais risco de cardiomiopatias e 3,63x mais risco de insuficiência cardíaca.
Apesar de se tratar de um estudo observacional (sujeito a críticas quanto a real veracidade dos achados), não seria ético que o estudo tivesse um desenho diferente (randomizado, controlado por placebo), visto que o foco do estudo era avaliar o efeito do uso de anabolizantes, que são substâncias já sabidamente danosas à saúde.
Que fique muito claro então que temos mais um grande e robusto estudo que mostra uma forte associação de uso de anabolizantes com doença cardiovascular.
Referência bibliográfica: Circulation. 2025;151:00–00. DOI: 10.1161/CIRCULATIONAHA.124.071117
Dr. Carlos Nascimento CRM-DF 14190
RQE 21366 Cardiologista da Clínica Metasense Saúde e Bem-estar